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29 de jul. de 2011

Analise: Residenr evil Mercenaries 3DS

Introdução

Após aparecer como um extra em “Resident Evil 4” e “Resident Evil 5”, o modo que transforma a franquia de terror em uma competição no estilo arcade está de volta. “Mercenaries 3D” coloca até dois jogadores em diferentes arenas cheias de zumbis e armadilhas, com o objetivo de eliminar o máximo de inimigos em menor tempo.

Através de um sistema de pontuação bastante variado, o jogo avalia o desempenho do usuário de acordo com a quantidade de combinações realizadas, objetivos cumpridos e tempo total de combate, estimulando o uso de diferentes estratégias em uma mesma fase até que a pontuação máxima seja atingida.

Dentre as produtoras terceirizadas, uma das que mais abraçou o Nintendo 3DS em seu início de vida foi a nipônica Capcom. Logo no lançamento o aparelho teve "Super Street Fighter IV 3D Edition", uma excelente versão portátil do aclamado game de luta, e pouco tempo depois chega este "Resident Evil: The Mercenaries 3D", com ação e gráficos de primeira linha.

O cartucho faz um recorte do minigame Mercenaries, presente em "RE4" e "RE5", expandindo e aprimorando o conceito. Aqui o jogador enfrenta hordas de inimigos em arenas fechadas, tendo à disposição um conjunto limitado de armas e itens no início e podendo coletar outros equipamentos e evoluir habilidades no decorrer da jogatina.
            
Esta versão 3D combina exatamente elementos de "Resident Evil 4" e "5", com 30 missões que misturam locações e inimigos dos dois episódios - ou seja, tanto Espanha e África, como Ganados e Majini. Assim, a seleção de personagens também conta com ampla variedade, indo desde Chris Redfield, Jill Valentine e
 Albert Wesker e passando por Krauser, Hunk, Rebecca Chambers e até Barry e Claire.
 



Na mecânica, "Mercenaries 3D" ouve o clamor do público e adiciona a possibilidade e andar e atirar ao mesmo tempo, prometendo tornar as sessões mais intensas. Há também a estreia do sistema de habilidades: cada personagem possui três slots para melhorias, seja no dano das armas, ataques físicos ou velocidade no recarregamento.
Aliás, a experiência não se resume a tiroteios solitários, já que "Mercenaries 3D" oferece modo de jogo cooperativo para até duas pessoas via rede local - infelizmente, nada de online.
Para completar, o game ainda traz uma demonstração de "Revelations", episódio da série previsto para sair apenas em 2012 e exclusivo do Nintendo 3DS, que promete esclarecer muitos dos mistérios da cronologia oficial da série "Resident Evil".

 Pontos Positivos

  • Sistema de upgrades
  • A mudança mais interessante sofrida por “Mercenaries 3D” em relação às versões anteriores foi a inserção de um interessante sistema de upgrades e habilidades. Ao usar constantemente uma metralhadora, por exemplo, o jogador recebe uma técnica que melhora o manuseio dessa mesma arma em combate. Cada personagem pode ter apenas três – de um total de 30 - skills equipadas, que podem melhorar o uso de itens ou até aumentar a vitalidade e resistência. Ao receber pontos no final de alguma fase, as técnicas equipadas ao respectivo personagem também ganharão pontos e poderão evoluir de nível, aumentando consideravelmente o seu efeito nas próximas partidas. Além de estimular o replay do jogo, esse sistema amplia as possibilidades estratégicas.
  • Modos cooperativos
  • Algumas missões maiores ou mais difíceis permitem a inclusão de um segundo jogador que pode participar localmente, via wireless, ou até mesmo online, de qualquer parte do mundo. Apesar de não oferecerem um sistema de chat e/ou compartilhamento de informações, ambos os modos funcionam muito bem, principalmente a experiência local. Dependendo das condições de conexão WiFi entre os usuários, o jogo pode ficar lento por alguns segundos, mas esses são casos raros que dificilmente comprometem a diversão. Considerando a tradicional deficiência do sistema online da Nintendo, “Mercenaries 3D” impressiona pela fluidez das partidas.

Pontos Negativos

  • Inteligência artificial
  • Desde a evolução dos primeiros títulos da série até suas versões dessa geração, a inteligência artificial dos inimigos melhorou bastante, principalmente por usarem armas próprias e esquivarem de ataques. Em “Mercenaries 3D”, porém, os famosos zumbis se tornaram praticamente enfeites do cenário. Com exceção dos chefões mais fortes, os inimigos pouco se movimentam pelas fases e só atacam a curtas distâncias, reduzindo consideravelmente a emoção e o desafio do jogo.
  • Pouca variedade
  • Evoluir as 30 habilidades especiais é muito interessante, mas de nada adianta ter tantas opções diferentes se, na prática, há poucas fases para testá-las. “Mercenaries 3D” deveria ter o dobro de níveis que apresenta e também deveria colocar o jogador em situações completamente distintas, com chefões mais complexos e pontos-fracos menos visíveis. De maneira parecida, os combates também apresentam pouca variedade. Cada personagem possui em média três habilidades físicas únicas que se repetem de maneira exaustiva. Se a ideia é eliminar o máximo de inimigos possível e utilizar combinações para acumular muitos pontos, o jogo deveria ao menos apresentar uma gama maior de golpes e finalizações.
     
     

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